Duda

Mi foto
Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
Casada com a publicidade e amante do Jornalismo. Um alguém que torna-se um ponto de interrogação aos seus olhos. E que nada mais é do que algo que você ignora. Amo as letras,as imagens e o mundo das cores. Talvez por isso que o tão colorido das coisas até cegam outras. Talvez por isso , não sinto o preto e o branco que costumam me perseguir. Redação Publicitária é uma das minhas praias.

18 de enero de 2011

Sobre Reality Shows

Um dos fatos mais comentados ultimamente, como sempre, e era de se esperar é claro, é o Reality Show da Rede Globo, o famoso Big Brother Brasil.
Eu particularmente nunca fui muito fã deste programa, porém confesso que acompanhei a primeira edição. 
E com o passar do tempo outras temporadas foram surgindo, só que acabei percebendo que as cenas se repetiam, eram personagens repetidos de corpos diferentes.
Então teríamos o cara do mal, a menina pobre, um homossexual, um casalzinho bonito, alguns negros e a casa nova, sem falar é claro nas festas e na pegação geral.
Bom, o BBB11 é o fato do momento, ao menos nas redes sociais como o twitter.
Antes de começar o programa eu já tinha em mente que as pessoas escolhidas teriam certas “características especiais”. As escolhas foram : uma transsexual, um número maior de negros, vários modelos, uma bissexual, uma trissexual (o que eu não conhecia), sem falar é claro que o maior percentual de pessoas é da região do estado de São Paulo e do Rio de Janeiro. Ok. 
E começou o debate e a confusão, a sociedade brasileira de uma parte estava animada pelo novo programa e outra parte estava soltando a língua em cima da televisão aberta nacional.
É certo que pensamos na grande ilusão que a mídia causa, no poder que ela tem de informar e conduzir as coisas e os conteúdos. Sabemos que programas como este são de entretenimento e de certa distração para a família brasileira. De outro lado comentamos que estes programas deixam as pessoas burras e acabam acompanhando a vida dos BBB e deixando de viver a sua.
Pois bem, ultimamente tenho retomado alguns estudos de psicologia, filosofia e do ser humano em sociedade. Além disso, quem já estudou as teorias da comunicação deve conhecer muitas das ideias que já se teve sobre a audiência, como na época da segunda Guerra Mundial onde o rádio era utilizado como meio de calar a sociedade e fazê-la a obedecer ordens. Naquele época acreditava-se que a audiência era um alvo amorfo, sem reação alguma diante do que era enviado pelos meios de comunicação. Portanto, seres burros e alienados que não pensavam por si só. 

Mas quem estudou a fundo estas teorias sabe que elas evoluíram com o tempo e os resultados foram se tornando cada vez mais interessantes e consistentes. Quem faz comunicação sabe que a sociedade é composta de nichos, de públicos distintos, cada qual com seu modo de viver, com sua criação e com seu aprendizado que começa na infância. Sabemos também que cada ser tem uma personalidade única e repleta de gostos, atitudes e preferências. Deste modo, eu posso gostar de mpb, mas meu vizinho mesmo ouvindo minhas músicas escolherá o tipo de música que ele prefere para ouvir. Não serei eu quem farei com que ele goste das mesmas coisas que eu gosto.

Voltando a reflexão do programa, as pessoas que assistem o BBB nem sempre são alienadas como se diz. Confesso que já comentei esta besteira, mas analisando de forma diferente percebo que o bom de se ver algo como este programa é poder entender o que a sociedade busca, o que o ser humano busca e desta forma encontrar respostas e pistas para fazer algo novo e diferenciado. 

A psicologia estuda casos como o BBB, pelo fato da convivência das pessoas serem o centro das atenções e debates, pois o ser humano quando se encontra em um local diferente do seu, com pessoas que nunca viu antes, tenta se adaptar ao novo. Além disso, um confinamento faz com que as emoções sejam afloradas e salientadas na relação humana.

O fato de a televisão brasileira mostrar um programa assim, não é diferente de canais de locais como Estados Unidos, Reino Unido, Bulgária e Alemanha. Todos estes países apresentam programas quase idênticos ao BBB Brasil. Ainda no aspecto reality show vemos em canais como MTV, o tal “família MTV” dentre muitos outros que o canal apresenta. Também neste patamar, temos o programa “A fazenda” (o qual nunca vi). 

Outro ponto de destaque em toda essa discussão sobre programas como este, é a superficialidade dos fatos e das histórias. O que não podemos esquecer é que isso é passado todo dia diante da televisão, seja em um jornal de notícias, novelas, filmes e em muitos outros contextos. 

Não defendo este tipo de programa, mas aprendi a respeitar e percebi que ele serve de estudo quando se quer entender as relações humanas e as ações diante de situações inusitadas. Afinal, são estas situações que geram tanta discussão, e da discussão vem o pensamento e do pensamento a reflexão e consequentemente gera o conhecimento. O interessante desta bagunça toda é entender a reação das pessoas lá dentro e aqui fora e o seu modo de ver e viver a vida. 

Quem estudar um pouco vai começar a entender estes fatos e inclusive que os reality shows já estão na mesa de discussões de vários teóricos. O importante é abranger o conhecimento e estudar estas reações da sociedade, principalmente aos comunicadores que sempre devem estar a par do que a sociedade vive, como vive e o que pensa. 

É claro que existem muitos outros fatos de extrema relevância no país e o importante é estar atento a todos eles. Cabe a cada um fazer a sua parte e abrir os olhos da sociedade para todos estes aspectos.

No hay comentarios.: