Duda

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Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
Casada com a publicidade e amante do Jornalismo. Um alguém que torna-se um ponto de interrogação aos seus olhos. E que nada mais é do que algo que você ignora. Amo as letras,as imagens e o mundo das cores. Talvez por isso que o tão colorido das coisas até cegam outras. Talvez por isso , não sinto o preto e o branco que costumam me perseguir. Redação Publicitária é uma das minhas praias.

25 de junio de 2010

Mídia, cidadania e educação

“Uma nova era sempre começa com novos sonhos e novas vontades. Todos somos movidos pelas vontades mais loucas, e as mais absurdas idéias e é deveras interessante que nos entregamos, porquê o amanhã está em nossa frente.”
Motivos à parte, o que quero por em questão neste momento é o conhecimento de um dos homens da comunicação e de outras áreas humanas que pude conhecer no dia quartorze de maio na Univerisadade de Caxias do Sul. Pedrinho Guareschi é professor e pesquisador CNPq em Psicologia da PUCRS. Formado em filosofia, Teologia, letras, pós-graduado em Sociologia. Mestre e Doutor em Psicologia Social e Comunicação na Universidade de Wisconsin, EE.UU. dois Pós-doutorados, na Universidade de Winsconsin (1991) e na Univerisade de Cambridge, Inglaterra (2002).
A palestra seguiu os guias de três aspectos principais consecutivamente.
Um dos fatos a ser destacado pelo professor foi a mídia e suas concessões. Guareschi abordou o fato de muitos brasileiros não terem o conhecimento de que a midia audiovisual, tv e rádio, brasileiros não tem um dono, o patrimônio é público, ou seja, que todos os cidadãos teriam direto sobre mídia. Ele destacou também a quantidade e os grandes latifundiários da mídia, dentre estes pode-se entender que os canais brasileiros estão comandados por 9 famílias. Isto mesmo, somente nove famílias comandam o que o povo brasileiro tem de informação na sua televisão.
A concessão para um canal funcionar é de dez a quinze anos, sendo rádio ou tv, após isto o canal deveria ser ocupado por outros comandantes, porém o que se vê hoje são grandes riquezas que dominaram e ignoraram estas concessões e nós ficamos a mercê de todo fato sem tomarmos nenhuma atitude.
Em pesquisa realizada por Pedrinho, ele averiguou também que a maioria dos brasileiros não sabiam destes dados e acreditavam realmente que os canais de televisão tinham donos. Outro dado foi levantando na grande Porto Alegre, onde se percebeu que as crianças ficavam até nove horas por dia em frente a televisão.
Outro ponto relevante comentado por Guarescchi foi o cidadão e os seus direitos, já adentrando o fato da falta de ação humana contra o poderio das grandes mídias, e até mesmo a falta de conhecimento da sociedade pelos seus direitos e da falta de luta constante pelas melhorias.
O aspecto da educação poderia ser bem abrangente e levaria um bom tempo para toda discussão já que tinhamos um grande número de estudantes de pedagogia na sala, porém, foi pequeno, mas o bastante para ficarmos com a mensagem de que ” professor não é aquele que ensina ou dá as coisas ao aluno, e sim aquele que faz questionar, que faz perguntas e não dá respostas”.
Guareschi também comentou sobre o canal de televisão BBC, e o tipo de comunicação e jornalismo desempenhado por ele, de forma que as notícias duram em torno de seis minutos, apontando todos os lados e fatos relacionados e não deixando nenhuma resposta, estimulando assim o pensamento.
A ligação entre cidadania, educação e meios de comunicação, seriam e podem ser uma grande resposta e solução talvez para um melhor desenvolvimento da mídia nacional. O professor deixa uma mensagem e destaca a internet como um novo meio de expressão e denúncia do que acontece nas grandes mídias nacionais.
Ele escreveu 15 livros, que valem a pena ser procurados e estão bem em conta. Finalizando deixo um link para os curiosos ou estudantes de comunicação:

http://www.observatoriodaimprensa.com.br/

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