Duda

Mi foto
Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
Casada com a publicidade e amante do Jornalismo. Um alguém que torna-se um ponto de interrogação aos seus olhos. E que nada mais é do que algo que você ignora. Amo as letras,as imagens e o mundo das cores. Talvez por isso que o tão colorido das coisas até cegam outras. Talvez por isso , não sinto o preto e o branco que costumam me perseguir. Redação Publicitária é uma das minhas praias.

28 de julio de 2010

Romantismo?

Às vezes tentamos fechar os olhos e mergulharmos em algum mundo. Nos perdemos por ai em meio a sorrisos e vidas. Sempre pensei compreender o mundo, compreender olhares e descobri, porém, que nada é compreensível. Até os olhos mais alegres choram.
Já me dediquei a tudo, fiz do céu e da terra poesias para os dias mais alegres e os sorrisos mais fortes.  Senti saudade de outros tempos e o desprazer de outros.
Porém, sorrisos às vezes conquistam com uma força que não tiramos do pensamento e nem da emoção. Acredito um pouquinho nessa humanidade que ainda não aprendeu a sentir.
Certas noites me deixam assim conversando com a escuridão e um vazio.
Um vazio que a cada passo se torna maior e mais intenso.
Será o vazio que faz com que nos sintamos únicos e estranhos neste mundo? Tem muita coisa que não concordo, não entendo tantas outras e por ai vai, há de se pensar...  
Alguém aqui gosta de Machado de Assis? 
Perdeu-se lendo histórias de Capitu e seus famosos olhos de ressaca do livro Dom Casmurro?
O amor... Ah!
O amor? Porque cargas d’água Bentinho se apaixona por Capitu?   
A essência da paixão vislumbra os seres, os deixa loucos, insanos, eu já disse e repito se apaixonar é entrar em estado paranóico.
O pior é que seres sentimentais se apaixonam fácil, se entregam fácil e o mundo parece belo e lindo, até que não se leve um chute nas costas ou um tchauzinho amigo.  
Bentinho, Capitu e toda aquela vida, eu acho triste, porém, não existe tristeza mais bela quando se fala com o coração.   
E assim, o ser humano está sempre em busca de sua metade. 
E sabe-se lá se esta outra metade existe?
Fomos feitos para ter alguém ou para sermos livres?
Certo, certo, confesso sou uma apaixonada imperdoável, de mandar flores, de fazer poesia e de dizer que amo só com um olhar. Não acho que deveria confessar isso, mas já que estamos no assunto, me responda ai, você acha que o romantismo é ultrapassado?  
Bentinho se perdia ao ver Capitu, perdia as palavras, perdia o ar, perdia os sentidos e só contemplava.   
Amar é se perder no outro e se encontrar ao mesmo tempo. Amar é conhecer cada detalhe, cada gesto e saber responder sem falar. Amar é sentir prazer sem precisar fazer sexo. Amar é estar completo.
Ah! O amor!  
Vocês já perceberam que muitas das histórias de amor escritas por Machado de Assis, são rodeadas por adultério? Seria a traição um instinto incontrolável? O que seriam estas trocas constantes de parceiros?  
Tenho tantas dúvidas e nenhuma resposta.
Bem que me disseram que o que escrevo deixa um ponto de interrogação no final, sem respostas e só questionamentos.
Mas diz ai:
Você ainda acredita no romance ou isso é só para filmes e/ou livros?
Cena da Microssérie " Dom Casmurro" exibida pela Rede Globo ( Vale muito a pena ver)

3 comentarios:

Van* dijo...

Na verdade a maioria dos nossos questionamentos não tem resposta, nunca. Temos algumas hipóteses, quase sempre, mas é muito difícil um ponto final, uma relação de causa e efeito dizendo que o ovo veio primeiro, ou então a galinha. O amor é assim, inexplicável.

Duani Lima dijo...

Inexplicável e sem rezão=] Beijos Van!

Daiane Fernandes dijo...

Pois é. Acredito que romance exija aprofundar-se. Como hoje em dia a moda é ser superficial, não gostei to fora e tchau, é difícil ser romântico e manter o romance. A maioria não está afim e fica complicado acreditar nele. Mas eu acredito sim. Sou romântica e incrivelmente encontrei alguém romântico! Certamente românticos não são maioria, mas acredito que valha a pena lutar por essa causa.

Beijo!