Duda

Mi foto
Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil
Casada com a publicidade e amante do Jornalismo. Um alguém que torna-se um ponto de interrogação aos seus olhos. E que nada mais é do que algo que você ignora. Amo as letras,as imagens e o mundo das cores. Talvez por isso que o tão colorido das coisas até cegam outras. Talvez por isso , não sinto o preto e o branco que costumam me perseguir. Redação Publicitária é uma das minhas praias.

9 de junio de 2009

1 MINUTO!







Como já era de se esperar, ontem fomos à apresentação dos videos do Festival do Minuto, aqui na universidade.
Para começo de conversa, muita gente não sabia da existência deste festival, o que é lamentável para futuros comunicadores que não tem noção do que está sendo apresentado fora das grandes mídias televisivas.
Ao ver tamanha desinformação, fiquei a pensar, como as pessoas estão totalmente ligadas aos meios de comunicação massiva e aos seus padrões de criações e videos.
Eu podia ouvir em volta as pessoas reclamando e dizendo que não estavam entendendo nada. Pois bem, isso me trouxe outras coisas, como dizia o palestrante anterior deste mesmo dia, os jovens de hoje não vão ficar olhando outdoor nas ruas e muito menos toda hora na frente da televisão vendo uma propaganda.
Existiram mudanças ao longo dos anos e o meio de comunicação mais lembrado entre os jovens é a Internet, além disso ele não dá importância às propagandas. Por isso, se liguem futuros publicitários o folder não funciona mais como antes, pois o jovem não quer nada imposto nem ser mandado e submetido a certas coisas. Nós não somos os comunicadores e eles os receptores, muito pelo contrário, essa divisão acabou, diluiu, não adianta tentarmos fazer eles aceitarem as coisas assim.
Certo, mas o que isso tem haver com o Festival do Minuto?
Acooordem!
O cliente não quer ficar na frente dos meios vendo tudo , ele quer participar, quer fazer parte, quer criar, ser visto, interagir.
E tem exemplo mais forte de criação do que este festival? Muita imaginação, criatividade, invenção, desenhos e imagens. É isso que o jovem quer, desenvolver seu pensamento, suas emoções, histórias, contar seu dia dia e mostrar que sabe fazer.
Fica a dica para que prestemos mais atenção e procuremos o que todo mundo acha estranho, pelo menos eu sou assim. Por que não me satisfaz o normal.
Enfim fica a dica do site http://www.festivaldominuto.com.br
Entrem e divirtam-se!

Post "finito".

7 comentarios:

Suzy dijo...

Vc já fez o vídeo?
uheueh:P
Bem na Semana da Comunicação na UCS, eu só vou até lá assistir as palestras a partir de quarta=/
--
Eu sempre estou louca para fazer mim-filmes e colocar na rede, mas tah faltando tempo e pessoal pra ajudar=/
beijoos

Biba dijo...

Excelente comentário sobre o Festival do Minuto. Também ouvi as baboseiras que falaram e me custa acreditar que sejam estes os acadêmicos de Comunicação. Mas tudo bem, a gente tem você e devem haver outros que também usam a inteligência. Muito bom mesmo!

Beijos
Carpe Diem!!

Kelly Phoenix dijo...

Concordo com vc quando diz que a divisão comunicador/receptor ficou lá atrás; como futuros publicitários teremos que ser muito criativos e ousados para satisfazer essa geração, a qual nos incluímos...
Alguns filmes eram realmente muito bons e conseguiram passar excelentes mensagens em apenas um minuto.
Bjs, Du, o blog tá ótimo ;)

Beki Girl dijo...

É certas coisas já não fazem tanto efeito quanto antigamente, e realmente a falta de interesse dos jovens de hoje é muitas vezes irritante. Mas nem tudo é perfeito! =]
Adorei a dica do sitee. Beijos

LaBrito dijo...

mazaah... jah fala como uma publicitária...

hehe...

ah, o site eh bala sim! gostei!

bjOS...

saudadona!

Daia dijo...

Ah, certamente da pra interagir com os filmes de 1 minuto que foram exibidos no festival e em alguns que vi no site.
Mexeu tanto com a minha mente que confesso não ter entendido a moral de algumas coisas. Uma fumaça saindo de um boeiro de uma foto estática é um exemplo... pode ter mil e um significados; assim como teve um que mostrava um cara parado no meio de uma multidão no seu dia-a-dia corrido no que parecia ser um país pobre, que me tocou muito, porque era uma pessoa sem condições perdida ali no meio de toda aquela confusão. Enfim.

Vale pelo fato de mexer com a imaginação.

_ dijo...

Foi punked!

Acredito que a zoação aos vídeos, por parte de um bom número de colegas de Comunicação, é um plano B quase inconsciente. Como se, ao não compreender, ou pelo menos, não se dispor a sentir a mensagem proposta, acionassem o botão "tanto faz". Na tentativa ingênua de parecerem superior àquilo com as risadas delatadoras que os classificam como "legais" e não como sensíveis. Pelo menos esses, os "legais", não tentaram olhar para a tela, por o dedo indicador no queixo e representar uma reflexão profunda não desenvolvida.

O pior foi notar os realmente sensíveis travestindo-se de "legais"; entrando no clima de boicote ao evento.

Finalizo o meu post com duas frases de Luiz Coronel:

"Um publicitário inculto é uma fábrica de besteira".

"Ser um cidadão não é conviver em sociedade, é transformá-la. Ser publicitário não é apenas trabalhar em uma agência. É deixar as impressões da sua presença dentro da profissão."


...Eu prefiro ser sensível.
Jhonny.